top of page

Usar adoçante ou não? Fique por dentro da recomendação da OMS

  • Foto do escritor: Tamara Haesbaert
    Tamara Haesbaert
  • 6 de jun. de 2023
  • 1 min de leitura

ree

Segundo documento emitido recentemente pela OMS, os adoçantes artificiais não devem ser utilizados como substitutos de açúcar visando o controle do peso corporal ou a redução de doenças crônicas não transmissíveis, e isso gerou muita dúvida sobre usar ou não os adoçantes, principalmente entre as pessoas que têm diabetes.


Os estudos avaliados foram estudos de baixa certeza, com pouco tempo de duração, ou seja, não foram um bom parâmetro para confirmar um risco. Além disso, a recomendação não se aplicou a pessoas que já têm diabetes. O uso dos adoçantes artificiais oferece às pessoas com diabetes uma alternativa importante ao açúcar para melhorar o controle glicêmico, e isso não é questionado. Já o uso do açúcar em excesso, sem dúvida, traz muitos malefícios à saúde.


Diante de tanta controvérsia, a mensagem que devemos levar é a de que os adoçantes não devem ser utilizados de forma indiscriminada. Enquanto estudos melhores e mais conclusivos não forem realizados, evite adoçar os alimentos, seja com açúcar ou adoçante. Aprenda a tomar seu cafezinho sem açúcar. Não adoce sucos ou outros alimentos. Evite alimentos industrializados e prefira alimentos in natura.


Os adoçantes podem ser utilizados sem exageros e nas quantidades já liberadas por órgãos reguladores para auxiliar no tratamento da obesidade e diabetes, desde que inseridos em um contexto de alimentação saudável e balanceada, ajudando adultos e crianças a reduzir a ingestão de calorias e o peso corporal, como parte de uma dieta equilibrada e de um estilo de vida saudável.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page