top of page

Tireoidite pós-parto

  • Foto do escritor: Tamara Haesbaert
    Tamara Haesbaert
  • 24 de fev. de 2023
  • 1 min de leitura

ree

A tireoidite pós-parto é um problema bastante comum durante o período pós-parto, encontrada em aproximadamente 5% das mães na população em geral. 🤰


É uma doença autoimune destrutiva da tireoide que ocorre no primeiro ano após o parto em mulheres sem histórico de doença da tireoide antes da gravidez.


Pode causar doença tireoidiana transitória ou permanente, levando a estados de excesso de hormônio tireoidiano (hipertireoidismo) ou de falta do hormônio (hipotireoidismo).


Três apresentações clínicas foram sugeridas para tireoidite pós-parto:


(1) hipertireoidismo transitório

(2) hipotireoidismo transitório

(3) hipertireoidismo transitório seguido de hipotireoidismo e, em seguida, recuperação, que é a forma clássica


Trata-se de uma condição indolor. A maioria das pacientes com tireoidite pós-parto é assintomática ou apresenta sintomas leves durante o estado de hipertireoidismo, incluindo irritabilidade, palpitação, fadiga e intolerância ao calor. Os sintomas durante o estado de hipotireoidismo incluem constipação, pele seca, fadiga, concentração prejudicada, intolerância ao frio e parestesia.


Grande parte dos casos não necessita de tratamento específico com recuperação espontânea da função tireoidiana. Aproximadamente 30% dos casos com tireoidite pós-parto permanecerão em estado de hipotireoidismo um ano após o parto, sendo necessário a reposição do hormônio tireoidiano.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page