top of page
  • Foto do escritorTamara Haesbaert

Tenho Hipotireoidismo, preciso usar T3?



Alguns pacientes com HIPOTIREOIDISMO, apesar de laboratorialmente controlados com o tratamento com a levotiroxina (LT4) , ou seja, com TSH dentro da faixa de referência, apresentam manifestações clínicas que poderiam ser compatíveis com hipotireoidismo descontrolado. Nesses casos é sempre importante investigar outras causas para os sintomas.


A terapia combinada de LT4 com LT3 foi avaliada em vários estudos com resultados controversos. Alguns estudos têm obtido alguns resultados com promissores o uso de LT3+LT4, porém ainda existem vários obstáculos para o uso da terapia combinada.

No Brasil, não existem formulações de T3 com autorização da ANVISA para sua comercialização. Além disso existe um grande risco na manipulação de hormônio tireoidiano, a qual não deve ser realizada.


Outro obstáculo é a dificuldade de monitoramento laboratorial durante o eventual tratamento, uma vez que a interpretação das concentrações de TSH pode ser complexa e as de T3 apresentam grande variação nas 24 horas. Além disso, a dosagem fisiológica é difícil de atingir, sendo que o ideal seria a utilização de formulações de liberação lenta, o que ainda não temos disponível.


Portanto, o tratamento de escolha para o hipotireoidismo ainda é a levotiroxina (LT4) isolada.

0 visualização0 comentário
bottom of page