top of page
  • Foto do escritorTamara Haesbaert

Tem diabetes e vai viajar?

Aproveite essas dicas e viaje com tranquilidade.


1- Leve sempre seu glicosímetro com tiras reagentes, lanetas, lancetador, sachês de álcool e pilhas extras.

2- Estime o que for usar de medicamentos e insumos em toda a viagem. Leve uma quantidade suficiente para dois dias além do tempo total previsto.

3- Se estiver de carro, pare a cada três ou quatro horas para fazer o teste de glicemia ou quando suspeitar de hipoglicemia. Aproveite para esticar as pernas e caminhar um pouco.

4- Mantenha um suprimento de lanches para quando houver atraso inesperado nas refeições.

5- Se você estiver dirigindo e identificar sintomas de hipoglicemia, estacione o veículo e espere até que os níveis de açúcar no sangue voltem ao normal e você se sinta melhor.


Em viagens de avião e para outros países devemos ter mais alguns cuidados:


1- Leve com você um relatório de seu médico (em português e inglês) explicando que você tem diabetes e que estará com medicamentos e insumos - insulina, lancetas, seringas, canetas de aplicação de insula etc - para controle da diabetes em seu poder.

2- Peça ao seu médico para destacar o CID (Código Internacional de Doenças) em sua declaração e mantenha-a com seus documentos, como o passaporte ou identidade.

3- Tenha receita para todos os seus medicamentos e insumos (também em português e inglês).

4- Se durante o voo necessitar medir sua glicemia, explique rapidamente a quem estiver ao seu lado o que fará.

5- Tente evitar ficar sentado por longos períodos. Procure adquirir um assento no corredor para esticar as pernas e, quando possível, caminhar um pouco.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page