top of page
  • Foto do escritorTamara Haesbaert

Ovários policísticos favorecem o quadro de diabetes


💗 Você sabia que a síndrome dos ovários policísticos (SOP) atinge 1 em cada 5 mulheres em idade reprodutiva? E quem possui a doença possui maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 justamente por apresentar maior resistência insulínica. Assim, o corpo tende a produzir mais insulina porque as células ficam menos sensíveis à ação dela.


💗 Como funciona a ação da insulina? Em condições normais as células respondem à ação da insulina absorvendo glicose para gerar energia. Quando a resistência acontece, é como se para absorver a mesma quantidade de glicose a célula precisasse de mais insulina. O problema é que o ovário que fica resistente resistência à insulina determina o erro no desenvolvimento dos folículos e excesso de produção de hormônios masculinos.


💗 Como tratar? A prática regular de atividade física e a redução do peso tem papel fundamental na regulação da ovulação e redução dos níveis de hormônios masculinos, por ajudarem a melhorar a sensibilidade à insulina. Mas, apenas o seu médico pode orientar você no tratamento da doença.


Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page