Osteoporose Epidemia Silenciosa
- Tamara Haesbaert
- 26 de jan. de 2023
- 1 min de leitura

Uma doença silenciosa e muito perigosa tanto para homens quanto mulheres. Conforme o Ministério da Saúde, OMS e Federação Internacional da Osteoporose os dados são alarmantes:
📈 No Brasil são 10 milhões de brasileiros afetados pela doença.
📈 Causa mais de 8,9 milhões de fraturas por ano em todo o mundo, resultando em 1 fratura osteoporótica a cada 3 segundos.
📈 No mundo 1 em cada 3 mulheres com mais de 50 anos sofrerão fraturas osteoporóticas, assim como 1 em cada 5 homens com mais de 50 anos.
Caracterizada pela perda de massa óssea e alterações na microarquitetura do osso, é difícil de ser diagnosticada.
Com a evolução da doença, pode haver dor óssea e risco de fraturas, principalmente na coluna e fêmur.
A prevenção já deve ser iniciada desde a adolescência, pois o pico de “excelência” da massa óssea ocorre no final da puberdade, e com orientação sobre a ingesta de cálcio, incentivo à prática de exercícios e pesquisa de casos de osteoporose familiar.
🔸 Osteoporose e saúde da mulher:
Na menopausa, com a queda dos níveis de estrogênio (hormônio feminino), pode acelerar a perda da massa óssea e agravar o quadro. Podendo haver deformidades, dor local em caso de micro fraturas, e é comum não se perceber se esta fratura for à vértebra, pois mecanismos musculares de compensação podem mascarar inicialmente o quadro.





Comentários