top of page
  • Foto do escritorTamara Haesbaert

O que é a Tireoide?


Tireoidite é um termo que se refere a “inflamação da glândula tireoide”. A tireoidite pós-parto é a tireoidite que ocorre em mulheres após o parto, e acomete 5 – 10% das mulheres. A tireoidite pode causar inicialmente níveis elevados de hormônio tireoidiano no sangue (tireotoixose) e evoluir com hipotireoidismo, níveis baixos de hormônio tireoidiano no sangue.


A causa exata não é conhecida, mas acredita-se que seja uma doença auto-imune muito semelhante à tireoidite de Hashimoto. Tem maior risco de desenvolver a tireoidite pós-parto mulheres outras doenças autoimunes, anticorpos anti-tireoidiano positivo, história de disfunção tireoidiana anterior e tireoide pós-parto anterior.


Os sintomas são variáveis, inicialmente pode cursar com ansiedade, insônia, frequência cardíaca acelerada, perda de peso e cansaço na fase de tireotoxicose.

Em geral, 4 a 8 meses após, a mulher pode evoluir com o hipotireoidismo e os sintomas incluem fadiga, ganho de peso, prisão de ventre, pele seca, depressão e baixa tolerância ao exercício. A maioria das mulheres recupera a função tireoidiana em 12 a 18 meses após o início dos sintomas. No entanto, cerca de 20% daqueles que entram na fase de hipotireoidismo permanecerão com hipotireoidismo.


O tratamento depende da fase da tireoidite e do grau de sintomas do paciente.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page