O que é a Hemoglobina Glicada A1c?
- Tamara Haesbaert
- 24 de fev. de 2023
- 1 min de leitura

Para avaliar o controle do diabetes utilizamos alguns parâmetros, e um deles é hemoglobina glicada A1c (HbA1c).
No sangue, a glicose liga-se de maneira irreversível à hemáceas e essa glicação é expressa em porcentagem.
O resultado da HbA1c se relaciona à média das glicemias diárias dos últimos 3 a 4 meses. Uma HbA1c bem controlada significa redução do risco de complicações pelo diabetes.
Idealmente a HbA1c deve ser combinada com medidas de glicemia capilar ( glicemias das “ pontinhas de dedo”) ou dados de sensores de monitorização de glicose intersticial (CGM), pois a variabilidade glicêmica (ou oscilação da glicemia), não é corretamente avaliada pela HbA1c. Pacientes com descontrole glicêmico e muita variabilidade podem ter HbA1c iguais a de pacientes com glicemias estáveis e não significa que estão bem controlados.
Em pacientes com diabetes, o controle glicêmico deve ser individualizado, de acordo com a idade e os problemas de saúde de cada paciente.
Condições que afetam o ciclo de vida das hemácia, como anemias, hemólise, medicamentos, doença renal crônica, gestação, hemoglobinopatias podem causar discrepâncias entre o valor de HbA1c e a glicemia média estimada. Tudo isso será avaliado pelo seu médico ao receber o seu exame.
Qual o valor da sua última hemoglobina glicada?
Me conte aqui!





Comentários