osteoporose---Tamara-Haesbaert.jpg

Osteoporose

A osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição progressiva da massa óssea. Geralmente é relacionada ao envelhecimento e pode se manifestar em ambos os sexos. Contudo atinge mais as mulheres, depois da menopausa, devido à queda na produção do hormônio estrogênio.

A doença é silenciosa. O paciente pode perceber os sintomas quando ela já está em fase avançada, após a fratura de um osso. Dores nos ossos e fraturas frequentes podem significar enfraquecimento ósseo. 

É bom ficar atento aos fatores de risco para desenvolvimento da doença: sexo feminino, idade avançada, histórico familiar de osteoporose, historia pessoal de fratura prévia, tabagismo, alcoolismo, terapia prolongada com glicocorticoides, imobilização prolongada, diabetes mellitus, hipertireoidismo etc.

O risco de desenvolver a osteoporose pode ser reduzido, se medidas como alimentação rica em cálcio, manutenção de uma atividade física e aporte adequado de Vitamina D forem proporcionados ao longo da vida. Entretanto, é importante salientar que, mesmo com todos estes cuidados, uma parte dos indivíduos vai ter osteoporose, pois a herança genética ainda não pode ser modificada.

 

A boa notícia é que existem tratamentos eficazes, caso você já tenha a doença. Procure um endocrinologista, que poderá conduzir seu tratamento da forma correta.