
Dra. Tamara Haesbaert
Diabetes Gestacional: Ajustes na alimentação e controle do peso diminuem risco do problema

Dieta inadequada e sedentarismo são dois hábitos que trazem riscos à saúde, principalmente quando pensamos em gestantes. Um dos motivos é que o ganho de peso aumenta significativamente a propensão da mulher ao diabetes gestacional. E hoje, vemos um número crescente de grávidas com sobrepeso ou obesidade. 🤰
👉 Mas há medidas preventivas. Um estudo finlandês concluiu há pouco que intervenções na dieta no início da gestação reduzem o risco de o diabetes aparecer.
Isso é importante para a mãe e o bebê: o diabetes gestacional está ligado a complicações na gravidez e no parto e aumenta a probabilidade de a criança ter doenças metabólicas mais tarde.
Os perigos do excesso de glicose no sangue materno têm a ver com a inflamação. Segundo os pesquisadores finlandeses, uma dieta que eleva as substâncias inflamatórias circulantes, com maior consumo de gordura (sobretudo a saturada das carnes e dos industrializados) e de alimentos com alto índice glicêmico (doces, massas e produtos feitos de farinha branca), está diretamente relacionada ao maior risco de diabetes gestacional.